Ministro explica em entrevista modelo proposto para exames do ENEM.
Quinta-feira, 26 de março de 2009 - 17:03
Para falar sobre a proposta de um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para substituir os vestibulares das universidades, o ministro da Educação, Fernando Haddad, concedeu nesta quinta-feira, 26, entrevistas à Rádio Bandeirantes e à Rádio Jovem Pan.
Haddad defende um vestibular nacional, assim como acontece em países como Estados Unidos e França. Nesses países, segundo o ministro, os exames nacionais orientam o ensino médio, ajudam na organização curricular, ao mesmo tempo que estimulam o desenvolvimento de capacidade analítica e raciocínio e evitam a necessidade de decorar fórmulas ou informações.
O ministro destacou que o ensino fundamental no Brasil vem crescendo, enquanto o ensino médio continua estagnado. Uma das razões, de acordo com Haddad, é o fato de que o currículo do ensino médio está organizado a partir das provas de vestibular, e não a partir de uma forma interessante e atraente de formular questões para os candidatos.
O novo Enem será elaborado por disciplinas como, por exemplo, matemática, humanidades, ciências, leitura e compreensão de texto, inclusive em língua estrangeira. Haddad explica que a forma de perguntar será a mesma do Enem, combinada com a abrangência de conteúdo do tradicional vestibular.
O novo exame também vai facilitar a vida do estudante brasileiro. Ele não vai precisar fazer várias provas. Se a proposta for aprovada pelas universidades federais, o novo exame será aplicado ainda este ano, para ingresso em 2010. As universidades particulares também poderão aderir ao programa.
Para maiores informações é só entrar no site a seguir:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12717:ministro-explica-em-entrevista-modelo-proposto-para-exames&catid=212&Itemid=86
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário